8 de abr. de 2010

“Chico Xavier” é recorde brasileiro


Filme de Daniel Filho foi visto por mais de 590 mil pessoas
no fim de semana de estreia, superando “Se Eu Fosse Você 2″

Cinebiografia, que chegou ao circuito no dia em que o espírita mineiro
completaria cem anos, já arrecadou R$ 6,2 milhões

O filme “Chico Xavier”, dirigido por Daniel Filho, bateu recorde de público nos três primeiros dias de exibição, se considerada a produção dos últimos 15 anos, desde a retomada do cinema nacional, em 1995.
Segundo a distribuidora Downtown, o filme foi visto no fim de semana (sexta, sábado e domingo) por mais de 590 mil pessoas em todo o país, superando o lançamento em 2009 de outro longa também dirigido por Daniel Filho, “Se eu Fosse Você 2″, visto por 560 mil espectadores (veja números no quadro acima).
Cinebiografia do espírita mineiro Francisco Cândido Xavier (1910-2002), “Chico Xavier” arrecadou R$ 6,2 milhões nessa largada no circuito nacional, segundo a distribuidora. A maior bilheteria foi recolhida na região Sudeste (63% do total), o que representa cerca de 350 mil ingressos; em segundo lugar vem Nordeste (com 13%), seguido por Sul (12,5%), Centro-Oeste (9%) e Norte (2,5%).
Segundo Bruno Wainer, diretor geral da Downtown, o sucesso do filme resulta principalmente de um lançamento estratégico na data em que o espírita Chico Xavier completaria cem anos. “Havia milhares de pessoas ligadas nessa data, o que gerou expectativa”, diz. “Mas também acertamos ao escolher um diretor predestinado. Como diria o Zagallo, vão ter que engolir o Daniel Filho”, completou.
A produção de “Chico Xavier” custou R$ 12 milhões e estreou em 377 salas de cinema de todo o país. Foram investidos mais R$ 5 milhões no lançamento do filme, com publicidade, cópias e promoções. “É uma obra que interessa ao grande público e que agrada a pessoas de perfis diferentes, de todas as classes”, analisa Wainer, destacando que houve sessões lotadas tanto em cinemas de periferia da capital paulista como em shoppings de bairros mais ricos, como Iguatemi e Higienópolis.
Cenário aquecido
A contagem dos três primeiros dias é importante, segundo Paulo Sérgio Almeida, diretor do portal Filme B, porque “reflete a expectativa que o público tem de um filme”. “O lançamento conta qual foi o estímulo à publicidade e também se o assunto é interessante”, diz.
Segundo Almeida, no Brasil, esse resultado pode representar de um sexto a um décimo do total de qualquer bilheteria. “Nos EUA, o primeiro fim de semana é igual a um terço de toda a temporada”, compara.
Para ele, o sucesso de “Chico Xavier” também representa um cenário industrial aquecido. Em 2009, a arrecadação de bilheteria em todo o país chegou a R$ 930 milhões. “Este ano vai ser fácil bater a marca do bilhão”, aposta, considerando outras possibilidades de sucesso, como “Tropa de Elite 2″.

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